Neste artigo vamos aprender como é fácil utilizar o “AWS-IoT-Button” para realizar o monitoramento do nível de felicidade das pessoas.  

Mas calma, se você ainda não sabe nem o que é “AWS-IoT-Button” não se preocupe, vamos te explicar tudinho.

O que é AWS IoT? E o AWS IoT Button?

Primeiramente, AWS IoT é uma plataforma  desenvolvida pela empresa Amazon para gerenciar de forma amigável diferentes dispositivos da chamada “Internet of Things – IoT”, em português, “Internet das Coisas”, permitindo que estes interajam entre si e realizem alguma função com base nos comandos pré-configurados.  

Em segundo lugar, a “Internet das Coisas” pode ser entendida como a capacidade de se conectar e interconectar pessoas, dispositivos, lugares e objetos entre si.

Ao passo que o “AWS IoT Button” se trata de um pequeno dispositivo físico e inteligente que consegue obedecer a comandos de programação.

Ele é habilitado por meio de uma rede sem fio (Wi-Fi), e tem esse nome porque foi desenvolvido para permitir que clientes da Amazon Web Services (AWS).

Dessa forma é possível automatizar tarefas por meio da implantação de uma nuvem pública da AWS com máquinas virtuais e o simples acionamento do botão do dispositivo dispara um evento no sistema.

Configurando o Sensor de felicidade por meio do Monitoramento IoT

Por exemplo, vamos considerar a seguinte situação. Temos uma plateia assistindo a um espetáculo e queremos obter um feedback a respeito. Gostaríamos de saber se a maioria do público está feliz ou não naquele evento.

Contudo, queremos essas respostas de forma digital, em tempo real, e de uma maneira bem prática, sem a necessidade de pesquisadores e muito menos, pranchetas.

Em síntese, para realizarmos o monitoramento IoT e a configuração do  Sensor da felicidade, vamos precisar:

  • do botão AWS IoT
  • do banco de dados DynamoDB
  • e da plataforma orientada a serviços, AWS Lambda

A princípio, vamos conectar o botão ao AWS, feito isso, vamos capturar o sinal emitido pelo mesmo por meio do AWS Lambda, que por sua vez, terá uma função pré-definida para ser executada sempre que o botão for pressionado.

Em seguida, para armazenar e contabilizar as ações realizadas ao pressionar o botão, utilizamos o DynamoDB. Neste caso, temos dois botões, um para “feliz” e o outro para “triste”. Assim, quando o usuário pressionar quaisquer que seja dos dois botões, esses dados serão contabilizados e armazenados na base de dados.

Posteriormente, vamos utilizar o gateway da API da AWS para estabelecer uma conexão com o banco de dados para pegar os dados externos por meio de uma solicitação JSON e realizar a sincronização das informações.

Por fim, é necessário utilizar uma plataforma de monitoramento para apresentar os dados colhidos.  Então, criamos um CustomSensor REST para chamar a API Gateway com as informações fornecidas. Feito isso, basta configurar os sensores e apresentar por meio de uma aplicação gráfica os resultados da pesquisa digital.

Caso seja necessária uma abordagem mais avançada, é possível também, configurar uma lógica para a entrada dos dados no banco de dados. Deste modo, seria possível contabilizar as entradas (feliz ou triste) de diferentes épocas, por exemplo, desta semana, semana passada, ou do mês passado.

Para isso, basta adicionar a informação “data” no  DynamoDB, para que, quando o botão for pressionado, seja possível verificar e distinguir as datas de entrada dos dados e organizá-las conforme a data do evento.

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