Mudanças ou paradas em processos relacionados a TI afetam diretamente as atividades de uma organização. Portanto é preciso preparar a equipe antecipadamente para a ocorrência desses fatos.

É muito importante que os processos de mudança não sejam traumáticos para os usuários e para a empresa.

Nesse contexto é preciso falar sobre o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que traduzido para o português significa, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

O ITIL é um conjunto das melhores práticas adotadas nos processos de mudanças em TI. A sua função é minimizar ao máximo os impactos causados.

O objetivo do ITIL é de que a área de TI realize as suas atividades com visão estratégica e adoção de práticas que reduzam ou zerem os erros. 

A utilização desta técnica permite que os serviços sejam melhor organizados, entregando mais qualidade aos usuários dos serviços.

O que é Gestão de Mudanças

A Gestão de Mudanças é o processo que objetiva efetuar modificações nos serviços de TI de forma planejada e segura. Visando portanto a sua eficácia.

Como Realizar Mudanças Necessárias em TI

Veja abaixo alguns passos importantes para o sucesso nos processos de mudanças relacionadas a área de tecnologia da informação.

Planejamento

O primeiro passo antes de qualquer mudança é o planejamento. Contudo, é preciso medir as vantagens e desvantagens e se atentar para os impactos que as mudanças trarão para a organização. Não somente de forma imediata e de curto prazo, como também no longo prazo de tempo.

A partir de uma boa programação é possível criar estratégias para execução das transições de forma rápida, eficiente e segura.

Realize os Testes Necessários

Após a etapa de planejamento, é muito importante a realização de diversos testes para averiguar se os processos de mudança previamente planejados terão a eficácia esperada.

Afinal, através dos procedimentos de testes é possível prever e evitar erros ou falhas que poderiam causar sérios danos e consequências na fase de execução do plano.

Uma Boa Comunicação é Primordial

Como tratamos no início deste artigo, uma boa gestão de mudanças precisa possuir impacto zero ou o mais próximo de zero possível para os usuários dos serviços.

Portanto, é necessário um bom processo de comunicação entre a área de TI e os usuários a respeito das modificações previstas.

Sendo assim, é recomendável a preparação de um e-mail detalhando as mudanças que ocorrerão e os benefícios para a empresa. Se possível realize uma apresentação e retire as dúvidas dos colaboradores a respeito do assunto.

Responda a todas as perguntas e procure não deixar dúvidas. Desta forma você estará contribuindo para um processo de transição com menor impacto.

É importante que a comunicação seja realizada de forma simples e objetiva, facilitando a compreensão de todos os envolvidos.

Execute o Planejado

Por fim, após todo o processo de planejamento, realização dos testes e comunicação, inicie a execução das modificações.

Com um bom gerenciamento e com a utilização das práticas de ITIL, são esperados resultados satisfatórios conforme o planejamento inicial.