Controlar e analisar o tráfego de rede não é uma tarefa fácil. Mas, a Thinksmart pode te ajudar nesta tarefa.

Uma rede lenta pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento das tarefas diárias de uma empresa dentro do prazo. Por isso, é extremamente importante o monitoramento em tempo real de toda a estrutura de rede.

Com o monitoramento o gestor de TI pode prevenir e solucionar problemas, antes que seus impactos sejam percebidos por todos os usuários da rede.

Mas, afinal qual ferramenta gratuita utilizar para esta finalidade? Logo abaixo, apresentaremos uma lista com algumas opções de softwares que cumprem esta finalidade.

SolarWinds Network Performance Monitor

A ferramenta é fácil de configurar e portanto pode ser implantada em apenas uma hora. A ferramenta realizada a descoberta de forma automática dos dispositivos que fazem parte da rede.

A ferramenta possui interface altamente intuitiva e personalizável, composta por painéis e gráficos com informações importantes sobre a sua estrutura de rede. Além disso, é possível ainda criar alertas personalizados para diversas situações.

Com a finalidade de ajudar em sua escolha, a desenvolvedora da ferramenta disponibiliza uma versão de avaliação gratuita para testes no período de 30 dias.

Para realizar o download clique aqui

PRTG Network Monitor

O PRTG Network Monitor é reconhecido por possuir recursos avançados de gerenciamento de infraestrutura.

Todos os dispositivos, sistemas e tráfego de sua rede podem ser exibidos de forma fácil em uma estrutura hierárquica.

Portanto esta ferramenta é recomendada para usuários com pouca experiência em monitoramento de redes, devido a sua fácil usabilidade e interpretação.

Com a finalidade de ajudar em sua escolha, a desenvolvedora da ferramenta disponibiliza uma versão de avaliação gratuita para testes no período de 30 dias. Acesse aqui

ManageEngine OpManager

O ManageEngine OpManager tem como destaque a pré definição de modelos de controle de rede. Portanto, o monitor contêm parâmetros e intervalos de monitoramento predefinidos para tipos de dispositivos específicos.

Assim sendo, acesse a versão de avaliação clicando aqui. 

WhatsUp Gold

O WhatsUp Gold é uma das ferramentas mais fáceis de utilizar e altamente configuráveis ​​do mercado.

Entretanto o software possui suporte apenas para sistemas em Windows.

Conheça a sua versão de avaliação, clicando aqui

Nagios XI 

O Nagios XI monitora sua infraestrutura de rede e Banco de Dados. é um software de fácil instalação. Porém levará algum tempo para se ajustar a sua rede. Isso ocorre porque o Nagios XI não detecta automaticamente os dispositivos. Sendo assim, você deve configurar cada dispositivo que precisa ser monitorado.

Entretanto, o sistema funciona apenas em Linux e sua versão de testes pode ser acessada, clicando aqui

Zabbix

O Zabbix é uma ferramenta de código aberto, customizável e com visual muito agradável. Um dos destaques do Zabbix é que ele pode realizar previsões de tendências de tráfego.

Realize o download da ferramenta, clicando aqui

Icinga

O Icinga é uma ferramenta de controle de tráfego de rede de código aberto e totalmente gratuita. Além disso a ferramenta possui interface intuitiva e excelentes relatórios.

Realize o seu download, clicando aqui.

Datadog

No Datadog Você pode criar gráficos, métricas e alertas personalizados rapidamente.

Você pode realizar o download da versão de testes, clicando aqui. 

ConnectWise Automate

O ConnectWise Automate é uma solução de gerenciamento e monitoramento baseada em nuvem. A possui a capacidade de descobrir automaticamente todos os dispositivos em sua rede.

Realize o download da versão de testes, clicando aqui.

LogicMonitor

O LogicMonitor é uma ferramenta automatizada de monitoramento de desempenho de rede. Portanto, o software mapeia todos os dispositivos em sua rede e os monitora proativamente.

O Logic Monitor possui um painel com alertas e relatórios totalmente personalizável.

Assim sendo, realize o download da versão de testes, clicando aqui.